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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Soja. |
Data corrente: |
03/02/2010 |
Data da última atualização: |
18/04/2011 |
Autoria: |
SILVA, D. M. da. |
Afiliação: |
DIEGO MARQUES DA SILVA, UEL. |
Título: |
Pesquisa em colaboração, uma prática educativa para a adaptação do estudante à universidade pública: estudo de caso com alunos do primeiro ano do curso de ciências biológicas da UEL. |
Ano de publicação: |
2009 |
Fonte/Imprenta: |
2009. |
Páginas: |
83 p. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina. |
Conteúdo: |
Muitos ingressantes da Universidade Pública apresentam problemas de adaptação a essa instituição, principalmente durante os primeiros anos da trajetória. Nesse sentido, a Pesquisa em Colaboração, que envolve alunos do primeiro ano e facilitadores dos últimos anos de graduação da Universidade Pública, para um objetivo comum de pesquisa acadêmica, pode mostrar-se como uma atividade educativa extraclasse eficaz para a melhor adaptação dos estudantes universitários e, conseqüentemente, garantir suas respectivas permanências e melhores resultados durante o curso. Objetivou-se, portanto, testar a eficácia da Pesquisa em Colaboração envolvendo estudantes do primeiro ano do curso de Ciências Biológicas da UEL (Universidade Estadual de Londrina/PR) e facilitadores do quinto ano do mesmo curso, dentre eles o pesquisador. Para a obtenção dos dados utilizou-se da metodologia Pesquisa-ação, que também serviu como objeto metodológico de melhoria da prática de Pesquisa em Colaboração. Para a análise dos dados fez-se o uso da Análise de Conteúdo dos correios eletrônicos trocados pelo grupo da Pesquisa em Colaboração, dos trabalhos escritos elaborados pelos participantes e de Questionários Abertos realizados com os mesmos. Pôde ser observado, então, que os participantes fizeram o uso de conhecimentos e habilidades importantes para a adaptação à Universidade Pública para a superação de dificuldades surgidas durante a Pesquisa em Colaboração. Com a presença dos facilitadores, que orientaram os estudantes na superação dessas dificuldades, os participantes adquiriram conhecimentos e desenvolveram habilidades importantes à adaptação à Universidade Pública, fato comprovado pela evolução dos trabalhos escritos e pelo reconhecimento, por eles, dos ganhos que a atividade proporcionou, como mostraram Questionários Abertos. Entretanto, apesar dos pontos positivos, foi notado que a horizontalidade hierárquica entre os facilitadores e os estudantes do primeiro ano, adotada durante a Pesquisa em Colaboração, prejudicou alguns participantes da atividade. Como conclusão, admite-se que a Pesquisa em Colaboração é uma atividade extraclasse que pode fornecer maior grau de adaptação dos estudantes à Universidade Pública quando realizada nos moldes propostos pelo trabalho, mas diminuindo o grau de horizontalidade hierárquica estabelecido entre os facilitadores e os demais participantes da atividade. MenosMuitos ingressantes da Universidade Pública apresentam problemas de adaptação a essa instituição, principalmente durante os primeiros anos da trajetória. Nesse sentido, a Pesquisa em Colaboração, que envolve alunos do primeiro ano e facilitadores dos últimos anos de graduação da Universidade Pública, para um objetivo comum de pesquisa acadêmica, pode mostrar-se como uma atividade educativa extraclasse eficaz para a melhor adaptação dos estudantes universitários e, conseqüentemente, garantir suas respectivas permanências e melhores resultados durante o curso. Objetivou-se, portanto, testar a eficácia da Pesquisa em Colaboração envolvendo estudantes do primeiro ano do curso de Ciências Biológicas da UEL (Universidade Estadual de Londrina/PR) e facilitadores do quinto ano do mesmo curso, dentre eles o pesquisador. Para a obtenção dos dados utilizou-se da metodologia Pesquisa-ação, que também serviu como objeto metodológico de melhoria da prática de Pesquisa em Colaboração. Para a análise dos dados fez-se o uso da Análise de Conteúdo dos correios eletrônicos trocados pelo grupo da Pesquisa em Colaboração, dos trabalhos escritos elaborados pelos participantes e de Questionários Abertos realizados com os mesmos. Pôde ser observado, então, que os participantes fizeram o uso de conhecimentos e habilidades importantes para a adaptação à Universidade Pública para a superação de dificuldades surgidas durante a Pesquisa em Colaboração. Com a presença dos facilitadores, que orientaram os... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Adaptação; Pesquisa em colaboração; Universidade pública. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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Embrapa Soja (CNPSO) |
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Registros recuperados : 79 | |
8. | | CARVALHO, C. A. de; AUAD, A. M.; SILVA, D. M. da; BATISTA, E. S. de P. Constância, riqueza e sazonalidade de Coleópteros coletados em sistema silvipastoril, no município de Coronel Pacheco-MG. In: CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA, 17., 2008, Lavras, MG. Anais... Lavras: UFLA, 2008. p. 666-671.Tipo: Artigo em Anais de Congresso / Nota Técnica |
Biblioteca(s): Embrapa Gado de Leite. |
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11. | | MADEIRA, N.; DIAS, T.; CASTRO, L. R. de; CASTRO, L. C. de; SILVA, D. M. da. Catálogo de hortaliças não convencionais: diálogo entre banco ativo e agricultor. In. CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 3., 2014, Santos. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2014. Resumo. 754. 1 CD-ROM.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. |
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13. | | MACRI, T. H. M.; HAYASHIDA, R.; SILVA, D. M. da; BUENO, A. de F. Injúrias causadas pela broca-das-axilas Crocidosema aporema (Lepidoptera: Tortricidae) em soja Bt. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 9., 2022, Foz do iguaçu, PR. Desafios para a produtividade sustentável no Mercosul: resumos. Brasília, DF: Embrapa, 2022. Regina Maria Villas Bôas de Campos Leite, Adeney de Freitas Bueno, editores técnicos. resumo 82. p. 100.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Soja. |
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18. | | SILVA, D. M. da; ALMEIDA, A. S. de; GUIDUCCI FILHO, E.; CAPORAL, F. R. Extensão rural. In: HENZ, G. P.; ALCÂNTARA, F. A. de; RESENDE, F. V. (Ed). Produção orgânica de hortaliças: o produtor pergunta, a Embrapa responde. Brasília, DF: Embrapa Informações Técnologicas, 2007. p. 285-294. (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico | Circulação/Nível: -- - -- |
Biblioteca(s): Embrapa Hortaliças. |
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19. | | AUAD, A. M.; CARVALHO, C. A. de; SILVA, D. M. da; DERESZ, F. Flutuação populacional de cigarrinhas-das-pastagens em braquiária e capim-elefante. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasílila, DF, v. 44, n. 9, p. 1205-1208, 2009.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: B - 1 |
Biblioteca(s): Embrapa Gado de Leite; Embrapa Unidades Centrais. |
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